terça-feira, 18 de janeiro de 2011

E-JOVEM de Piracicaba lança campanha “Sou Travesti, tenho Direito de Ser Quem Sou + Respeito + Cidadania”



29 de janeiro é o Dia da Visibilidade das Travestis
A data foi escolhida porque nela houve o lançamento oficial da campanha Travesti e Respeito, promovida pelo Programa Nacional de DST/AIDS do Ministério da Saúde em 2004

Neste dia 11 de janeiro, o Grupo E-Jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados de Piracicaba lançou em Piracicaba sua campanha“Sou Travesti, tenho Direito de Ser Quem Sou + Respeito + Cidadania”. Idealizada pelo E-PIRA, o E-jovem de Piracicaba, a campanha conta com cartazes, folders e ações específicas e teve apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Piracicaba, que viabilizou o material.

"O objetivo é sensibilizar a sociedade na valorização das travestis e transexuais, resgatando a dignidade, o respeito e a cidadania, combatendo a transfobia, informando e orientando sobre DST/HIV/AIDS, as drogas e suas formas de prevenção," explica Felipe Bicudo, vice-presidente do E-Pira e responsável pela campanha. "Além disso, os meninos e meninas do E-jovem vão procurar ressaltar a importância das travestis e transexuais conhecerem seus direitos, resgatando sua auto-estima e incentivando o exercício da cidadania na busca pela inclusão social".

O material da campanha será distribuído por todos os Grupos E-jovens do país. Para solicitar, escreva para jovem.epira@gmail.com informando seu E-grupo e o endereço de envio. A campanha segue durante todo o mês de janeiro, até um grande evento em Piracicaba na noite do dia 28/01, com a presença da presidenta nacional do E-jovem Lohren Beauty. Mais informações no site do E-Pira: http://e-pira.blogspot.com/


Carta aberta a JUVENTUDE LGBT

Carta aberta a JUVENTUDE LGBT

“É preciso força pra sonhar e perceber que a estrada vai além do que se vê”

(Los Hermanos)

Por muitos anos nossas vozes foram silenciadas, fomos calados por uma elite que nos julgava jovens demais, despreparados demais para o combate, aprendemos desde cedo que não deveríamos nos meter em coisa de gente grande.Esse cenário ficou para traz, não só por vontade nossa de asumir o protagonismo diante desse combate tão cruel contra a homofobia, mas pela necessidade de surgir uma nova liderança ousada, eficaz e consciente de sua participação política na construção de uma sociedade melhor.

Somos todos os dias bombardeados através da TV, internet e outros meios de comunicação, que política é coisa de gente chata, e é exatamente o que eles, os caciques querem que acreditemos, estão fazendo o processo de alienação em nossas cabeças jovens para que quando adultos de fato possamos ser manipulados na mão do sistema, sistema esse que é justamente aquele que mata aqueles que julgam diferentes do comum.O sistema apenas finge nos aceitar, na verdade ele quer apenas nos usar como meros fantoches em campanhas eleitorais.

Só temos a noção do tamanho do problema que nós adolescentes e jovens gays corremos quando vemos no FANTÁSTICO cenas de horror de jovens atacando outros jovens gays por simplismente não tolerar o diferente.Papai e mamãe ensinaram a eles que homem tem que ser homem e tudo que passe disso é sem vergonhice, é examente isso que o sistema faz, gera animais sociais irracionais, consideram-se juízes da moral, defensores de tudo que venha arranhar a imagem da sociedade.

Nós estamos aqui para dar um basta.Queremos ter garantidos nosso direito de viver, de sonhar.Queremos amar.Será que que é demais?Não estamos pedindo que nos entendam, nem que nos apóie ou aplaudam, queremos apenas o respeito básico para vivermos civilizadamente em uma sociedade que já é diferente por si só.Que idiotice é essa que o homem inventou de definir padrões para algo que essencialmente é tão plural ?

Queremos convocar todos os jovens, todos aqueles que tiveram algum amigo vitima de homofobia, que já foram vitimas de bullyng, e também aqueles que nunca foram, queremos chamar todos vocês para um enfrentamento direto contra a HOMOFOBIA, até hoje apenas ouvimos os gritos, á partir de hoje queremos nós gritar também, gritar e mostrar ao mundo nosso orgulho de ser coloridos, nosso ORGULHO GAY.Mostrar ao mundo nossa alegria, nossa cultura, nossa expressão.Nos dêem espaço, nós também temos muito a falar e vocês com certeza a nos ouvir.

Jovens mobilizem-se o futuro é o palco que nos aguarda, o que nós queremos colocar nele?

W ricardo